18
jan
08

Governo Brasileiro Apela Para A Censura e Proíbe a Comercialização de Counter-Strike e EverQuest

[ATUALIZAÇÃO-19/01-19h14m] O site UOL Jogos informa que as lan-houses do estado de Goiás já estão sob a fiscalização do PROCON e que a multa para os estabelecimentos que mantiverem os jogos em seus computadores é de 5 mil reais por dia. Se o local persistir em desobedecer a decisão judicial ele será interditado.

[ATUALIZAÇÃO-19/01-12h02m] A EA do Brasil liberou uma nota à imprensa afirmando aquilo que dissemos no Digecast Audiogame 2, que o mapa cs_rio não faz parte do conteúdo original do jogo, é um conteúdo independente criado por usuários. Leia a nota na íntegra:

“A EA ainda não foi notificada pela Justiça, mas esclarece que itens como traficantes, a cidade do Rio de Janeiro, favela, trilha sonora funk e pontuação extra por matar PMS, não fazem parte do jogo original. Estas modificações foram criadas por pessoas que não têm qualquer tipo de ligação ou relacionamento com ambas as empresas e que dispuseram seu download gratuitamente pela internet. A EA aguarda notificação judicial para poder tomar as devidas providências.”

[ATUALIZAÇÃO-18/01-15h34m] O Audiogame.com.br entrou em contato com o PROCON de São Paulo para saber quais serão as medidas tomadas no estado. A representante que nos atendeu disse que ainda não sabia, mas que hoje ou segunda feira teria uma resposta, assim que tivermos mais informações nós as postaremos aqui.

O seguinte texto foi postado no site do PROCON nesta manhã e informa que Counter-Strike e EverQuest não poderão mais ser vendidos nem jogados em lan-houses:

Em cumprimento de decisão judicial proferida pelo Juízo da 17a Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais, válida em todo o território nacional, nos autos da Ação Civil Pública n° 2002.38.00.046529-6, o PROCON/GO está apreendendo no Estado de Goiás os jogos virtuais de vídeo-games e computadores: “Counter-Strike” e “Everquest”, que foram considerados impróprios para o consumo, na medida em que são nocivos à saúde dos consumidores, em ofensa ao disposto nos artigos 6, I, 8, 10 e 39, IV, todos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

 

O jogo “Counter Strike” (reféns, bomba, fuga, assassinato, armas, técnicas de guerra, táticas de guerrilha) reproduz a guerra entre bandidos e policiais e impressiona pelo realismo. O jogo foi criado nos Estados Unidos e adaptado para o Brasil. No vídeo-game, traficantes do Rio de Janeiro seqüestram e levam para um morro três representantes da Organização das Nações Unidas. A polícia invade o local e é recebida a tiros.

 

O participante pode escolher o lado do crime: virar bandido para defender a favela sob seu domínio. Quanto mais PM´s matar, mais pontos. A trilha sonora é um funk proibido. Nessa escala de violência, cada um escolhe suas armas: pistolas, fuzis e granadas. Na visão de especialistas, o jogo ensina técnicas de guerra, haja vista o jogador deve ter conhecimento sobre táticas de esconderijo, como se estivesse numa guerrilha.

O jogo “Everquest” leva o jogador ao total desvirtuamento e conflitos psicológicos “pesados”; pois as tarefas que este recebe, podem ser boas ou más. As más vão de mentiras, subornos e até assassinatos, que muitas vezes depois de executados, o jogador fica sabendo (ou não) que era apenas uma armadilha para ser testado para entrar em um clã (grupo).

Os jogos violentos ou que tragam a tônica da violência são capazes de formar indivíduos agressivos, sobressaindo evidente que é forte o seu poder de influência sobre o psiquismo, reforçando atitudes agressivas em certos indivíduos e grupos sociais.

Todo consumidor goiano que se deparar com a distribuição e comercialização dos jogos virtuais “Counter-Strike” e “Everquest” deve acionar o PROCON/GO, via telefone 151 ou por meio do e-mail: consulta@procon.go.gov.br, visando a apreensão destes produtos.

Perceba que a decisão é válida para “todo o território nacional”.

Esse imbecis mostram claramente que não sabem do que estão falando e não entendem os videogames.

Caros leitores, isto é censura! O Audiogame.com.br é completamente contra a censura de qualquer forma e pedimos, encorajamos e apoiamos a disseminação desta informação nos seus blogs, sites, podcasts, fóruns, etc. Critiquem esta ação inaceitável que viola os direitos dos cidadãos de escolherem o que querem comprar e que tipo de entretenimento querem para si e suas famílias. Os direitos de artistas, programadores e produtores de criar um conteúdo e comercializá-lo da maneira que decidirem. Os filhos-da-puta que tomaram esta decisão estão atrasando não só a indústria dos games no Brasil, mas o país como um todo com uma decisão destas.

A censura é inaceitável não importa suas motivações e as desta decisão vem de idéias mal formadas sem nenhuma base nos estudos científicos feitos sobre o assunto.

Fonte: http://www.procon.go.gov.br/procon/detalhe.php?textoId=001072


28 Responses to “Governo Brasileiro Apela Para A Censura e Proíbe a Comercialização de Counter-Strike e EverQuest”


  1. 1 Rodrigo Guerra
    janeiro 18, 2008 às 2:05 pm

    Cara, que treta. Mas estou no Brasil, sei que os caras não vão parar nas portas das LAN Houses para deletar o jogo das máquinas.
    O jeito é alguém entrar com um recurso, mais precisamente a EA entrar com um recurso (já que é ela quem distribui os jogos da Valve por aqui).
    Devemos mesmo postar em todo lugar e devemos lembrar que é o Ministério da Justiça quem deve classificar os jogos. Se o Ministério da Justiça permite a venda dos jogos para maiores de 18 ano, isso deve ser cumprido. Porém também deve ser cumprido a decisão em que nenhum menor jogue este game em LANs. Só assim, CS voltará estrelar madrugadas e corujões.

  2. 2 GUS
    janeiro 18, 2008 às 2:07 pm

    Mas a classificação dos jogos é indicativa, não é obrigatório seguí-la, como eu acho que é certo.

    Mas é isso ai, temos que protestar e fazer barulho porque atitudes assim, se toleradas, se repetem e em escala maior.

    GUS

  3. 3 luis
    janeiro 18, 2008 às 2:32 pm

    os politicos brasileiros sempre atrasados. Isso e falta de motivos sobre a violencia e a culpa como sempre cai sobre os jogos e uma vergonha e a recebe mais um atrasado pelo bons costumes, “menino videogame faz mal vai soltar pipa”!!! PQP

  4. 4 Himura
    janeiro 18, 2008 às 3:41 pm

    “O participante pode escolher o lado do crime: virar bandido para defender a favela sob seu domínio. Quanto mais PM´s matar, mais pontos. A trilha sonora é um funk proibido.”

    WTF????

  5. janeiro 18, 2008 às 3:56 pm

    Atrasados mesmo… Agora vão ter que coloca TF2 e WoW nas máquinas…

    É incrível como as pessoas esquecem que os maiores problemas não são os filhos de 9, 10 anos que jogam CS ou Everquest, e sim os pais que negligenciam e deixam o moleque o dia inteiro sem fazer nada produtivo (e por isso entenda ficar na frente da TV vendo Ana Maria e novelas com a mãe, ou com os amigos mais velhos aprendendo a xingar e fumar em refúgios que são algumas lans). É absurdo as pessoas negligenciarem a capacidade que cada um tem de tomar decisões em sua vida para escolher o que é certo ou errado e acharem que um jogo vai influenciar o suficiente para isso.
    Logo mais veremos livros de D&D e Vampiros sendo queimados nas ruas…

  6. janeiro 18, 2008 às 3:58 pm

    Aí acontecem coisas desse tipo… http://gamernode.com/news/5647-gamer-uses-virtual-medic-training-to-help-save-a-life/index.html
    Cada pessoa tira o melhor de onde quiser, e pode aprender com tudo, de primeiro socorros em jogos até receitas no onibus… Só depende de cada pessoa.

  7. 8 Heli H. Fadini
    janeiro 18, 2008 às 5:03 pm

    Palhaçada. Ai eu pergunto: Como o país vai evoluir na industria de games se coisas assim acontecerem?!

  8. 9 Heli H. Fadini
    janeiro 18, 2008 às 5:04 pm

    *Helio H. Fadini

  9. 10 Wallacy
    janeiro 18, 2008 às 7:50 pm

    Tah, e o STEAM, que vende o jogo pela Web?
    Nosso governo fanfarrão vai querer bloquear o acesso também?
    Na época eu tinha falado… Deram brecha no caso da bocuda da Cicarelli, não ia demorar pra aparecer mais tipos de censura…
    O que acontece é que o Governo Brasileiro “ACHA” que entende de Tecnologia, Web e etc… Vai adiantar muito proibir…

    “Aposto com vocês que se trocarem os Skins do CS, remodelarem as texturas do CS_Rio e mudarem o icone de atalho do jogo… tudo fica numa boa… xD”

  10. 11 Wallacy
    janeiro 18, 2008 às 7:54 pm

    Ah… Ainda bem que eles proibiram LOGO APÓS O JOGO TER CHEGO AO BRASIL NÉ??
    ¬¬
    Se CS influenciasse alguém, o Brasil ja estaria na merd… faz tempo…rs

  11. janeiro 18, 2008 às 9:12 pm

    Manda alguém vir deletar o CS daqui do meu pc!

    CHUPA POLITICOS DE MERDA! _|_

  12. 14 Igor
    janeiro 18, 2008 às 10:09 pm

    Ridículo. Não tem nem mais o que comentar, isso é o fim.

    Detalhe: Everquest nem é comercializado no Brasil, fico pensando como eles vão banir um produto que nem sequer está disponível…

  13. 15 Blanka
    janeiro 19, 2008 às 9:27 pm

    Ah nao cara oloko concordo com o diego^ L, vem deleta entao! ahuahuahuahu cara num pode isso meu se o jogo fosse novo va lá! pelo amor de Deus!! tipo é INDICATIVA aa classificação se vc se achar ofendido e influenciado pelo jogo pq vc tem menos de 18 paciencia vc se arriscou! e outra tbb quem tem mais de 18 vai fica chupando o dedo pq num pode mais joga um puta succeso?! ahh vao toma no meio do cuh!

  14. 16 Blanka
    janeiro 19, 2008 às 9:33 pm

    “A EA ainda não foi notificada pela Justiça, mas esclarece que itens como traficantes, a cidade do Rio de Janeiro, favela, trilha sonora funk e pontuação extra por matar PMS, não fazem parte do jogo original. Estas modificações foram criadas por pessoas que não têm qualquer tipo de ligação ou relacionamento com ambas as empresas e que dispuseram seu download gratuitamente pela internet. A EA aguarda notificação judicial para poder tomar as devidas providências.”

    Infelizmente……..A EA nao tem porra nenhuma a ver com isso e nao tem por que se importar o jogo ja deu o q tinha q da e…bom sei lá vamo ve no q q rola, mas ainda mantenho minha palavra…vao toma no cuh! vai fiscaliza Lan house agora!??! ahhh to revoltado com isso! vamos queimar livros tb em praça publica! inquisiçao JÁ!

  15. 17 Blanka
    janeiro 19, 2008 às 9:34 pm

    “o juiz classifica “EverQuest” e “Counter-Strike” de nefastos.” – Site Uol Jogos
    Só rindo…

  16. janeiro 20, 2008 às 4:00 am

    Gente! o GOVERNO não censurou nada!
    Juiz não é político! Ninguém vota em juiz!
    “Governo brasileiro apela para a censura”? Por favor!
    “Esse imbecis mostram claramente que não sabem do que estão falando e não entendem os videogames”, assim como nós não entendemos de política, para afirmar que foi o governo. E nessa, o único imbecil do caso sai de fininho, que é o tal juiz.
    O governo não manda nos juízes, porque senão você nunca poderia entrar com uma ação contra o governo.
    Por favor, mudem o título desse post… Vamos nos informar melhor antes de escrever, gente?

  17. 19 LEONARDO
    janeiro 21, 2008 às 3:54 am

    MEU DEUS DO CÉU, QUE SEJA O JUIZ OU QUEM FOR, ATÉ PORQUE PRA TER FEITO UM ESTARDALHAÇO DESSE TEM QUE TER ALGUM TIPO DE PODER. MAIS UMA PROVA DO QUANTO VIVEMOS EM ÁRVORES E COMEMOS EM CUIAS…

    A SOLUÇÃO É ESSA MESMO, PROTESTAR.
    SE ADMITÍRMOS ISSO AGORA, PODE VIRAR PASSATEMPO DESSES SENHORES QUE NAO TEM NADA O QUE FAZER.

    ABRAÇOS
    LEONARDO

  18. janeiro 21, 2008 às 2:18 pm

    Pessoal,

    O Jornal de Debates está com uma discussão sobre a proibição do CS e do EQ no Brasil, no link http://www.jornaldedebates.ig.com.br/index.aspx?tma_id=1544

    Aguardo a colaboração de vocês.

    Nanni Rios
    Edição Geral – Jornal de Debates
    nannirios@jornaldedebates.com.br
    http://www.jornaldedebates.ig.com.br

  19. 21 Muthdra
    janeiro 25, 2008 às 4:13 pm

    Cool! Alguém quer jogar Call of Duty 4 ae???

    Foda-se CS, por mim podiam proibir no país inteiro! Mas o problema é mesmo a proibição em si, ae fode tudo…

  20. 22 Muthdra
    janeiro 25, 2008 às 4:15 pm

    Piada sem graça do dia:

    “O jogo “Counter Strike” reproduz a guerra entre bandidos e policiais e impressiona pelo realismo”

    PUTA QUE PARIU, CS TEM REALISMO? IMAGINE ESSES CARA JOGANDO CRYSIS!!!

  21. 23 Pingo luis
    agosto 11, 2008 às 5:49 pm

    O que e isso eles proibirem o couter-strike no brasil!!! como isso eles estão restringindo nosso direitos de cidadãos, em vez de proibirem era mais facil tentar tirar oo cenario do rio do que tentar acabar tirando o jogo do comercio, o jogo não vai deixar todos loucos aqui no brasil vai? eles querem acabar com nossos direitos de liberdade de expressão eles querem nos aprisionar com seus direitos, me desculpe o que eu estou escrevendo mais isto não e um ato de conspiração, o jogo so quer mostrar o lado do terrorista e o lado da policia de hoje em dia, mas que isso não vai ter forte influencia sobre a pessoa no jogo vai.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: