11
fev
08

Audiosurf: Musica Interativa

Neste ano o IGF (Independent Games Festival) tem vários jogos que se encaixam na categoria de ‘jogos de ritmo’ que tentam algo bastante diferente da fórmula usual de Guitar Hero (ou Rock Band) a oferecer e o mais ambicioso deles é Audiosurf, simplesmente pelo fato de funcionar com qualquer música que você tenha no seu computador (menos as que possuem DRM) ou de qualquer CD (a maneira mais fácil de tirar o DRM é gravar as musicas em um CD).

O jogo cria pistas a partir de músicas. Essas pistas variam de acordo com o clima da música, se ela for mais empolgante sua nave vai mais rápido em subidas, se é mais calma a pista fica mais plana e a nave desacelera. Em cima disso há um jogo de puzzle no primeiro momento parece bobo, basta juntar três blocos de cada cor e você ganha pontos. A parte complexa é que esses blocos que você coleciona são colocados na pista também de acordo com as batidas da musica tal como a sua cor, ou seja, em uma parte mais movimentada da música você verá muito mais blocos vermelhos e laranjas e nas outras as cores variam entre azul, verde, roxo e amarelo (quanto mais quente a cor mais pontos ela vale). Montam-se combinações em um espaço de três colunas por sete fileiras, se em algum ponto você chegar ao topo de uma coluna e tentar acrescentar mais um bloco a sua nave “explodirá” ficará intangível por alguns segundos impedindo que você faça pontos neste tempo.

As personagens também fazem com que se jogo de diversas maneiras distintas. Elas possuem habilidades diferentes que variam desde poder pegar blocos e posicioná-los onde quiser até embaralhar os que você já pegou. Uma das personagens muda totalmente o jogo, ao invés de se colecionar blocos de cores diferentes você desvia de blocos cinza, os outros blocos mudam de cor de acordo com a música. São 14 personagens divididos em três níveis de dificuldade, Casual, Pro e Elite (alguns deles possuem versões nas três categorias). O objetivo, porém, é sempre o mesmo, fazer o máximo de pontos possíveis em uma dada pista.

Uma vez que se completa uma música o jogo te leva a uma leaderboard para aquela musica e te mostra quem já a jogou, com que personagem e quantos pontos fizeram, há três divisões: uma que mostra os melhores jogadores do mundo, outro que mostra os melhores da sua região (Brasil, EUA, etc.) e uma terceira que mostra só os seus amigos, que podem ser adicionados tanto através do jogo quanto pelo STEAM, plataforma para qual esta sendo lançado. Caso você seja o melhor em alguma das categorias e alguém ultrapasse a sua pontuação o jogo envia um e-mail avisando quem foi e em qual musica, encorajando-o a voltar a jogar para retomar o seu trono.

Como já disse antes, o jogo sairá no STEAM e virá com achievements iguais os presentes nos jogos de Orange Box para PC. Por falar em Orange Box o jogo virá acompanhado da trilha sonora completa da mega-coletânea da Valve para você jogar, incluindo a melhor musica cantada por um computador, de todos os tempos.

Aguardem que assim que eu passar um tempo com o produto final eu postarei um review completo.


3 Responses to “Audiosurf: Musica Interativa”


  1. 1 Ananias, o anão
    fevereiro 12, 2008 às 12:43 am

    Alternativo, isso tem cara de ser hit….

  2. 2 wíll
    janeiro 1, 2010 às 4:12 pm

    peguei o demo desse jogo na steam hj achei muito bom e acho q vou comprar !


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: