18
fev
08

O Blu-ray é uma Vitória da Microsoft?

O Bruce é um cara bem legal, que já trampou na Codemasters, agora trampa… em algum lugar aí, e aproveita para blogar todo dia. Ele tem pensamentos bem interessantes, como esse aí do título.

Analise: a Sony apostou tudo no Blu-ray. Apostou até o PS3, sucessor do console mais vendido de todos os tempos. colocou o então caríssimo leitor no console, o que elevou o preço às alturas. Enfrentou vários problemas com o marketing contrário (porém verdadeiro) da imprensa, passou maus momentos ajustando os codecs do Blu-ray, e chegou ao ponto máximo de tornar todos os leitores de Blu-ray existentes  – exceto o PS3 – pedaços de lixo que não poderão ler mais futuros lançamentos do formato. Depois de tudo isso, a guerra finalmente acabou, e eles ganharam. E nem falei dos 500 milhões de dólares para conseguir o apoio da Warner Bros. Ok, a Sony ganhou a guerra do próximo formato. Legal. Mas fez algo bem ruim quando inventou de envolver os games nisso. Tomou um prejuízo enorme, e dificilmente terá o videogame mais vitorioso dessa geração.

Já a Microsoft ficou na dela. Lançou um periférico para HD-DVD (insisto que esse formato deveria ter ganhado a guerra) e, quem quisesse, comprava. Os jogos bons apareceram, o console não é caro, e ainda tem a opção de assistir a filmes em alta-definição por um preço bem barato. Apoiaram o formato “errado” e perderam. Grande coisa. Não tomaram prejuízo algum e, agora que tudo está definido, podem até lançar um add-on de Blu-ray sem muito custo. Dá na mesma. Eles simplesmente teriam um drive adicional para o formato vencedor. E assim será.

Bruce acha isso e, pensando dessa forma, sem levar em conta funcionalidades específicas de cada console, concordo com ele. E você, o que pensa a respeito?

[Via BruceOnGames]


4 Responses to “O Blu-ray é uma Vitória da Microsoft?”


  1. 1 GUS
    fevereiro 18, 2008 às 9:26 pm

    Mês que vem devo comprar meu player de HD DVD.

  2. 2 Leonardo
    fevereiro 18, 2008 às 10:37 pm

    Putz, a M$ pod até ter ganho ao longo do tempo com o console, mas… “dã”, “hã”…. é…. meio tarde mesmo. O cenário do ps3 tá, infelizmente, parecendo o do n64… ganhou a guerra no formato, mas perdeu no console…. enfim, =/, e eu sou sonysta…

    Leo

  3. 3 Eduardo
    fevereiro 19, 2008 às 4:50 pm

    Acho que não, agora que o BR ganhou, isso vai impulsionar as vendas do ps3. Acredito que a Sony de mais atenção, ja que conseguiu a sua primeira meta. Way to go Sony 😀

  4. 4 Daniel
    março 1, 2008 às 10:40 pm

    tem uns erros grosseiros aí. Os players de mesa não ficaram obsoletos, como o cara diz, eles continuam rodando filmes, mas não contarão com os recursos mais recentes. Basta comparar os players de DVD de hoje com os primeiros, há recursos mais modernos de melhoramento de imagem, etc.

    E não entendi como a Sony tomou prejuízo nisso. Ela lucrará bastante com a definição do blu-ray, o prejuízo que ela tomou com o PS3 inicialmente está mais para um investimento.

    Também não entendi porque ele diz que o HD-DVD deveria ter ganhado, só falou isso, mas não apontou razões.

    Também não concordo com o argumento de que o Blu-ray impedi o PS3 de ganhar a geração. A verdade é que ele não iria ganhar de qualquer forma. O Wii chegou com um marketing e uma proposta de grande apelo a grande massa de jogadores, mesmo que o PS3 fosse um console similar ao 360, com DVD, etc, ia dar na mesma, isso não iria ajuda-lo em nada.

    Além disso, a diferença do preço entre o PS3 e o 360, isso sim é algo que prejudicou o console; (preço inicial, não atual), não se deve apenas ao BD. A sony “enfeitou” demais seu console. Colocou HD maior, WI-FI embutido, leitor de cartões, e até um fonte interna com tecnologia mais recente, emulação por hardware (seria mais adequado por software) e componentes de qualidade que não torram sem motivo justo.

    Então não é muito correto afirmar que o problema era o BD, o problema é com o console inteiro. Muita coisa aí poderia vir como acessório, para dar uma aliviada no preço. O lado bom disso, é que a queda de preço dele foi mais rápida que o 360, hoje já não faz tanta diferença se o usuário está comprando 360 ou PS3, o preço é bastante similar, e o console continua com suas frescuras lá, pra quem precisar.

    A mídia fez tempestade em copo d´agua com essa decisão de colocar o BD no console. Sem uma fonte confiável que diga exatamente qual foi o impacto do BD no preço dele no lançamento e atualmente, tudo que temos são especulações, muitas vezes nada imparcias. No mais, há vantagens tecnicas em adotar o BD, mas cabe apenas ao developers que trabalham diretamente com os consoles discutir isso, e dizer se é algo vantajoso, ou totalmente dispensável; e não a nós jogadores.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: