20
fev
08

Hands On Preview: TriLinea

Hoje sete jogos criados por usuários do XNA (plataforma de desenvolvimento de jogos da Microsoft) tiveram versões de demonstração colacadas para download grátis na Xbox Live. Hoje eu enfrentarei a longa tarefa de jogar os sete demos e postar minhas impressões aqui.

Lembre-se que estas são versões de teste do jogo, logo estarei avaliando o jogo em seu atual estado de desenvolvimento. Quando as versões finais forem lançadas reviews serão feitos.

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Como vocês já devem ter lido aqui, o jogo TriLinea foi desenvolvido por um time de três brasileiros, sendo o primeiro jogo brasileiro disponível na Live. Nele você tem que usar peças parecidas com as de um jogo de dominó, em que cada lado tem uma cor. Juntando três “quadrados” de mesma cor você os elimina do tabuleiro.

Os diferenciais de TriLinea vêm da adição de alguns elementos de RPG. O primeiro é o de uma barra de HP (Hit Points) e outra de mana. Os hit points são sua vida, da qual pontos são tirados quando o oponente elimina peças. A mana é utilizada para usar-se os feitiços. Há oito feitiços diferentes e você escolhe quatro para utilizar antes de cada partida. Durante o jogo você os utiliza apertando um dos quatro botões frontais do controle (A,B,X e Y).

Uma partida consiste de você e um oponente tentando acabar com a energia do outro formando grupos de três ou mais quadrados. Como não há turnos, os dois jogadores movimentam e largam peças ao mesmo tempo, o tempo inteiro, é muito fácil se esquecer dos feitiços, ainda mais numa partida de ritmo mais acelerado.

Um problema com os spells é o fato de nada te avisar quando um feitiço é usado pelo oponente. Isso é especialmente chato quando você está sob o efeito do feitiço que inverte seus controles, porque as vezes você pode demorar para perceber isto. Também falta um indicador que mostre qual é a sua peça e qual é a do oponente.

Os controles não são muito confortáveis, você larga sua peça usando o RT e a rotaciona usando o RB e o LB, algo não muito ortodoxo e com que demorei para eu me acostumar.

Os gráficos são bem feitos e comparáveis a jogos mais antigos do Xbox Live Arcade, como Marble Blast Ultra e Feeding Frenzy.

Os efeitos sonoros são muito ruins e chegam a ser irritantes. A música de fundo é bem genérica, mas não distrai.

Além do modo Versus, onde se joga contra a inteligência artificial, há o modo Story, onde há um contexto para as “batalhas”.

Uma introdução em texto diz que TriLinea é uma invenção dos deuses e que eles forçaram a humanidade a usá-la para suas batalhas, onde não se arrisca a vida e sim a sua moral. O seu personagem não tem nome, ainda não entende o que o levou a começar a jogar TriLinea (talvez ele tenha começado a jogar para fazer um Hands On para o Audiogame). A primeira batalha é contra um tal de Batrain, que parece ser um mestre de TriLinea ou algo do tipo. Ele o informa que quem ganhar o campeonato de TriLinea será enviado a uma missão especial.

No final das contas há conceitos legais em TriLinea, mas há muito a ser consertado antes de se ter a versão final do jogo. Tomara que os desenvolvedores tenham tempo para melhorar bastante TriLinea e fazer com que a única coisa que ele tenha em comum com Erínia seja a sonoridade do nome e não a sua qualidade.


3 Responses to “Hands On Preview: TriLinea”


  1. 1 skrjabin
    fevereiro 26, 2008 às 10:43 pm

    fala rapaz, aqui é autor da música que toca no gameplay do trilínea, escreve pro meu e-mail, quero trocar uma idéia contigo. na paz, claro… heheh


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