02
abr
08

Você ainda acredita na Famitsu?

 hypesoda.jpg

Houve um tempo em que tirar uma nota acima de 32 era privilégio para poucos na então conceituada revista japonesa Famistu. Hoje em dia, isso não quer dizer nada. Eu na verdade só considero os 40/40. Se é 39, já desconfio, e a partir de 38 nem ligo. Jogos com hype alto ficam automaticamente impossibilitados de tirar uma nota verdadeira: ela sempre será muito alta. Outra prova disso aconteceu na última edição da revista.

Eu não joguei Mario Kart Wii, nem você, mas todos concordamos que não há nada de extraordinário nele. Sem falar no volante… Bom, a Famitsu veio hoje com uma nota 37/40 (10/9/9/9… sim, alguém deu nota 10) para Mario Kart Wii. Essa notícia é mesmo só para te avisar: não acredite mais na Famitsu.


9 Responses to “Você ainda acredita na Famitsu?”


  1. 1 Fred
    abril 2, 2008 às 5:01 pm

    Por mais que o jogo sera ruim (o que não acredito, pois sou fã mortal de Mario Kart e acho impossível alguém PIORAR o jogo – e DD!! é bom, seus pseudo-tr00″) muitos vão comprar e gostar.

  2. 2 Legendario
    abril 2, 2008 às 5:15 pm

    soh acho q vcs pensam mto “hardcore” assim como tem gente q naum gosta de Mario Kart tem gente q naum gosta de Gear of War, mas, como todos sabem ambos saum muito bons, porem de estilos diferentes

  3. 3 Alexandre
    abril 2, 2008 às 5:29 pm

    “Eu não joguei Mario Kart Wii”, só essa frase já explica muita coisa sobre o seu pensamento perante esse acontecimento. Respeito muito o seu trabalho Douglas, mas acho que você deveria tentar experimentar primeiro o jogo antes de tirar conclusões precipitadas.
    Quanto a opinião do Legendario dizendo que nem tudo é hardcore, concordo plenamente. Hoje em dia o mercado de games é muito amplo para pensarmos apenas em games voltados a apenas um público alvo.

  4. 4 nephesh
    abril 2, 2008 às 7:35 pm

    Foi justamente o que pensei quando vi as notas no Wii Brasil. De fato, a Famitsu não é mais a mesma…
    Claro, também não joguei o dito cujo, mas já li as impressões de vários lugares, e não parece ser digno da uma nota antes tão rara na revista.
    E Alexandre, realmente pode parecer um pouco precipitado, mas pesquise tudo o que puder sobre Mario Kart Wii e veja se não fica a impressão de que ele está pelo menos um pouco overrated (sorry, não achei palavra adeqüada em português). E ainda, jogue outras notas altas recentes da Famitsu. Compare com jogos que tiraram a mesma nota, mas de alguns anos atrás.

    PS: Nintendogs me veio à cabeça.

  5. 5 Alexandre
    abril 2, 2008 às 11:03 pm

    Desculpem pelo double post aqui nos comentários, se alguém puder apagar, fico agradecido.
    Quanto as notas de Mario Kart, apesar de boas, realmente não tem sido excepcionais mas, como todos sabem, um review não é algo muito exato. Enquanto algumas pessoas apreciam certos aspectos de um jogo, outras não e é esse desvio de opiniões que pode causar certas polêmicas em algumas ocasiões.
    Hoje em dia vemos uma grande expansão no mercado de jogos mais casuais e, conseqüentemente, os críticos tendem a criar novas maneiras de avaliar jogos do tipo, deixando de lado comparativos com outros jogos hardcore, o que de certa forma, pode parecer não muito ortodoxo, porém, necessário.

  6. 6 Fubeca
    abril 3, 2008 às 12:29 am

    Embora creio que é muito melhor falar de um game depois que já os jogamos, mas concordo com o Douglas de que as notas da famitsu ja nao sao mais as mesmas. Parece que qualquer jogo hypado e especialmente se ele for japones e ainda mais do wii tem que obrigatoriamente ganhar algo em torno de 37 pra cima. Sempre curti mario kart, mas faz tempo que nao é um game que mereça mais do um 8. Ultimamente já nao confio mais 100% nos reviews de qualquer site ou revista. São muito parciais. Concordo com um ou outro e muitas vezes com reservas.

  7. 7 Douglas
    abril 3, 2008 às 6:12 pm

    Alexandre, o lance nem é eu não ter jogado o Mario Kart Wii, mas sim ver que hoje em dia é impossível a Famitsu dar nota baixa pra jogo hypado… Já joguei muitos outros jogos hypados que a FAmitsu deu notas absurdamente altas para o padrão do jogo, como o Yakuza ou aquele que todo mundo lembra, o Nintendogs 40/40.

  8. 8 Douglas
    abril 3, 2008 às 6:26 pm

    Pra ter uma idéia, antes eles tinham uma lista seleta que apontava os games que conseguiam tirar mais de 32/40 na publicação. Isso até o final dos anos 90. De 2002 pra cá está ficando algo muito sem noção, ao meu ver.

  9. 9 Muthdra
    abril 3, 2008 às 8:30 pm

    Por isso que eu amo o Zero Ponctuation! =D


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: